Como a reciprocidade ativa e reativa afeta a relação?

Ah, mas reciprocidade é uma palavra que parece doce na boca das pessoas, não é? Muitos falam, muitos exigem mas poucos dão ou são inteiramente contraditórios. Você deve estar se perguntando o que é afinal reciprocidade ativa e reativa…
Bom, eu acredito que os dois existem e estão muito ligados as nossas ações, principalmente o que diz respeito ao ser reativo mas vamos por partes, certo?

Reciprocidade tem um gostinho doce em nossa auto estima, é um soneto no ouvido de um autor e uma Vênus de Milo para um apreciador. A sua beleza consiste numa aventura sentimental de dar e receber proporcionalmente as expectativas implícitas numa relação construída entre duas pessoas.

Bom, para começar, eu afirmo com base a minha experiência e de contínuos investimentos em pessoas que a reciprocidade começa de forma reativa. Sim, reativa. Primeiro que para ser recíproco, alguém deve doar primeiro e o receptor tornará a converter o sentimento em reciprocidade, ou seja, o receptor teve uma reação a uma ação do emissor. Uma relação seja lá qual for a esfera dela, começa nessa reatividade pois alguém deve manifestar algum interesse a primeiro momento, certo? Pois bem! Assim se abrem as portas para interesses em comum, as pessoas dão um passo para afinidade uma com a outra e quando se dão conta, já tem apelidos fofos na agenda do celular, aliás, qual o seu apelido na agenda do seu amigo (a)?. O problema surge quando a relação consiste apenas nessa reatividade: “é só eu, só eu”. Muitos descaracterizam a reciprocidade quando o outro não “corresponde ativamente” como ligar, chamar pra sair e ou visitar mas na verdade, quando essa pessoa é procurada, ela doa a atenção, o interesse e a conversa rende mas nos dias seguintes, não é você quem é procurado. Ela não deixou de ser recíproca mas também não se tornou ativa e é nesse ponto que enfatizo: A relação que se engessa na reatividade, desgasta e cansa. Acredito que as pessoas também procuram outra pessoa que seja ativa, que demonstre interesse sem precisar de um impulso externo e aí entramos na reciprocidade ativa.

Na reciprocidade ativa, eu vejo como um progresso da reativa quando duas pessoas estão se conhecendo, ambas se tornam agentes ativos da relação. Um liga para o outro, trocam convites e saem juntos, há uma relação de cooperativismo entre as partes que solidifica a relação, o afeto cresce e o carinho é dominante de um para com o outro.

Isso aconteceu comigo a um tempo atrás. Eu subia pra São Paulo (resido na baixada santista) e passava o dia com uma pessoa que tinha muito apreço e interesse por ela. Mas me encontrei numa situação em que, só eu ligava, só eu programava nossos encontros, só eu subia e em nenhum momento houve uma ação da parte dessa pessoa em vir me encontrar aqui também ou de retornar uma chamada, mesmo que quando conversávamos, passávamos horas em ligação ou no whatsapp. Ela era recíproca? Claro que sim! Eu passei a ver ela como não recíproca mas estava equivocado depois de refletir sobre isso mas a questão, era que ela era apenas reativa e isso pra mim, sinceramente é desmotivador pois não considero uma relação em equidade.

Para uma relação poder ter uma estrutura forte e firme em seus alicerces, ambas pessoas precisam ser ativas, é preciso haver uma troca de interesse ativo de um pelo outro. Isso toma uma importante característica de nossa auto estima, como segundo Maslow, considerado como pai espiritualista da psicologia humanista, no terceiro e quarto pilar da pirâmide, está o Relacionamento e Estima onde em minha singela opinião, é onde a reciprocidade tem uma importância fundamental na união entre as pessoas.

 

Mas e você? Qual definição você atribui a reciprocidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s