Como a semelhança une as pessoas?

É bem comum ouvir a célebre frase “os oposto se atraem”. Será mesmo? Me diga se você acredito nisso ou não…

Dias atrás eu fiz uma enquete no instagram sobre esse assunto e uma seguidora respondeu: “Sim mas não convivem”. Pareceu que ela leu meu pensamento na hora que li e realmente, como se pode conviver com o seu oposto? Será que existe aquele oposto que agrega? Será isso a base para a permanência de duas ou mais pessoas? Bom, creio que não.

Eu vejo que essa frase é um tanto mal compreendida, pois percebo que os opostos se atraem pelo viés da idealização pelo outro, afinal, o que é oposto a nós desperta uma curiosidade que gera hipótese até o convívio com a pessoa e aí amigo, a frustração bate na porta e entra quando não corresponde às expectativas.

Eu opto por defender a semelhança e diferente do que muitos acreditam, semelhança não é sinônimo de igual. Na semelhança, surge o casamento de idéias e propósitos, o agregativo entre dois componentes com visões um tanto diferentes mas que se destinam ao mesmo propósito. Pessoas que compartilham as mesmas perspectivas, atitudes e atividades tendem a desenvolver uma atração sistêmica e concreta fundamentada em experiências e valores. Essas que apresentam visões semelhantes sobre a vida, reforçam uma a outra e portanto aumentam a probabilidade da permanência da atração mútua.

O reforço vindo da semelhança colabora na autoestima, bem estar e uma sensação maior de felicidade. Quando os princípios e crenças são semelhantes entre as pessoas, elas tendem e desenvolver uma relação blindada contra incompatibilidades, fazendo com que as diferenças que tenham, sejam inferiores perto das inúmeras agregações que encontraram e experimentam menos conflitos em suas relações.

Então, os opostos podem se atrair mas só os semelhantes permanecem juntos.

Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s