Precisamos de metas e objetivos claros para não andarmos sem rumo

Você tem algum objetivo na sua vida? Ele está claro o suficiente para você ter forças em continuar construindo caminhos para alcança-lo? Toca seu coração e te coloca em estado de nostalgia ao pensar nos ganhos que poderá ter? Se sua resposta foi sim para essas pequenas perguntas, eu acredito que seu objetivo possa estar bem estruturado e desenhado, mas se apareceu algum não no meio, o que está faltando?

Embora muitos possam achar simples ter um objetivo, na verdade é um pouco mais complexo do que se imagina, pois envolve um processo estrutural da vida material, afetiva e emocional. Acaba sendo difícil definir por questões que envolvem nosso ser e ter, por exemplo, você perguntar para uma pessoa qual o objetivo dela e ela pode responder: “Comprar um carro”, é um objetivo ainda um tanto cru se não dizer quando e como vai comprar, mas o que muitas vezes acaba faltando, é a compreensão do “pra que”  comprar o carro… Afinal, carro é uma despesa, na linguagem contábil entra como um passivo e não ativo. Caso esse objetivo não esteja claro, a pessoa poderá desistir quando ouvir: O que você não pode fazer com uber e taxi que precisa de um carro, afinal será mais barato e o dinheiro você pode investir em algo melhor para seu futuro? Se olharmos friamente nesse cenário, o carro da um gasto com IPVA, Manutenção, revisão entre outro mais e se a pessoa  estiver com intuito por mero “status”, as chances de ter uma frustração lá na frente pode ser maior justamente por não ter um gancho para se segurar e essa aquisição poderá ser a primeira o qual irá abrir mão.

Compreender o que está por trás de um desejo ou necessidade é o que divide esses dois polos que podem se apresentar como sinônimos em determinados momentos. A essência do objetivo está direcionado para a vida futura e não no presente, um gozo a ser usufruído pelas conquistas. Agora se o objetivo realmente é o carro por questões de trabalho, saúde de família ou outros fatores que são uma “necessidade”, passamos do objetivo para as metas que resumidamente, serão os passos (tarefas) que deverão ser realizados  para poder comprar o carro. Gosto de olhar para as metas como um degrau em construção onde cada subida, vai tornando o processo mais prático.

Para que servem os objetivos e metas?

Precisamos de um norte para poder olhar e nos dirigir, somos seres temporais, ou seja, limitados no tempo. Vivemos na expectativa por um futuro que desejamos mas não sabemos se poderemos vive-lo mas ainda sim precisamos, pois necessitamos dessas expectativas para sobreviver e são nelas que encontramos nosso propósito que dará sentido a nossa vida.

Qual seu propósito e qual sentido isso transmite para sua vida?

Quando não as temos, tendemos e enfrentar um vazio na vida e isso pode contribuir para desenvolvimento da depressão. Imagine uma vida sem expectativa, sem saber o que e como fazer, não ter ideia para onde ir… Dá uma sensação de angústia, mas isso pode-se evitar quando buscamos construir nosso futuro através do auto conhecimento  onde adquirimos recursos emocionais, afetivos entre outros para lidar com a vida e ter um crescimento rico por meio das experiências e vivências.

Como estipular as metas?

Tendo objetivo em mente, os passos seguintes são as metas a serem atingidas. A construção das metas se dá através de um plano de ação originado de perguntas reflexivas como quando, como fazer e quem irá ajudar. Quando isso está desenhado e posto em ação, passamos por um processo de renovo, estruturamos nossa cognição, vivenciamos novas emoções e desenvolvemos o intelecto por agir dentro de plano gerado.

Para concluir, somos aquilo que construímos ao longo de nossa vida, nosso legado deixado pelo conjunto de pensamentos, ações, dizeres e claro, nossas ações também. A boca fala do que o coração está cheio, então coloque boas coisas no coração, pois a mente e coração funcionam em sincronismo, se pensamos, nosso coração reage de uma forma e manda novamente para a mente decifrar se é bom ou não.

E então?

Vamos aos objetivos e metas??

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s