Você está num relacionamento tóxico?

Você já vivenciou ou presenciou uma pessoa numa relação em que ela ou você foi diminuída? Criticas e mais criticas ecoam da boca da pessoa sem se importar como você vai se sentir? Imagino que isso possa ser uma realidade comum embora muito perigosa por ser muitos desgastante e podemos presenciar isso dentro ambiente familiar, trabalho, faculdade e até mesmo nos círculos sociais, mas como identificar quando uma relação caminha para toxicidade e nos blindar?

Nossa saúde mental é um fator de extrema importância pois está intimamente ligado nas áreas relacionais da nossa vida como dito acima. Por conta disso, todo cuidado é pouco para que você não venha a se diminuir por medo da solidão que pode ser um dos grandes fatores em que uma pessoa continua se sujeitando numa relação em que só faz ela se sentir mal.

Se você acompanha meu blog já a algum tempo, já deve ter ciência de que tendemos a atrair pessoas que sejam compatíveis a nós em formas de agir, de pensar e muitas outras formas. Por isso é importante você ter uma relação sólida consigo com tudo que você construiu afetivamente, intelectualmente e patrimonialmente para que você não aceite menos daquilo que você se tornou – afinal, isso não é justo com você. Quando você toma ciência do que tem a oferecer para uma pessoa, passa a saber o que requerer e não aceita menos que isso. Para elucidar, vamos a algumas características importantes que contribuem para uma relação rica:

  • Respeito;
  • Disposição;
  • Transparência;
  • Empatia;
  • Carinho;
  • Acolhedor;
  • Reciprocidade.

Se você se identificou com algumas dessas qualidades, acredito então que você é a melhor pessoa para responder se é possível ter uma relação agregadora com uma pessoa que seja:

  • Crítica (quando é uma critica maliciosa)
  • Invasiva;
  • Antipática;
  • Egocêntrica;
  • Exigente;
  • Acomodada;
  • Desdenhosa.

c7e679058751a0684e7694e2325df7a9.jpg

Muito oposto uma da outra, mas por que essas características podem ser tão ofensivas para as pessoas que buscam uma relação rica? Simplesmente porque se tratam de valores intrínsecos que regem muito do comportamento no dia -a- dia E que estão na raiz da personalidade da pessoa. Dificilmente uma pessoa disposta que sempre busca se desenvolver, ajudar, acolhe e da carinho se acertar com uma pessoa que desdenha suas ações. Reciprocidade está no topo das características mais importantes numa pessoa pois se tornou uma conexão direta de simpatia e identificação afetiva.

Há características das pessoas que são opostas porém agregadoras como aquelas que são mais extrovertidas e falam demais enquanto outras falam menos e ouvem mais. São dois fatores que conectam indiscutivelmente e ajuda muito um ao outro. Eu falo por mim pois não sou muito de falar. Identifiquei que minha maior característica é escuta ativa, logo sou mais acolhedor e tendo a me dar bem com quem costuma falar muito principalmente me momentos de desabafos. Mas, agora quando a pessoa não ouve quando você precisa desabafar, quer que sua opinião seja posta no pedestal, critica mais do que incentiva e o pior e que incomoda muitas pessoas é só lembrar de você quando precisa de algo. Tais ações deixam indícios de grande toxicidade para sua vida, para seus projetos e principalmente suas intimidades caso continue levando adiante a relação. você deve se afastar de pessoas assim? Acredito que cabe a você decidir mas certamente é uma pessoa que não deva estar no seu raio intimo onde você deposite sua disposição e o seu tempo. 

Lembre-se, o que você tem de maior valor na sua vida é o seu tempo e por isso, invista em algo que lhe traga prazer, alegria, felicidade e em pessoas que proporcione isso também e claro, você seja reconhecido também. Nós sabemos o que a pessoa tem a nos oferecer quando investimos nelas e tanto pode aparecer para somar como também para subtrair – nesse caso, subtrair nossas energias.

Quem é a pessoa que enriquece sua relação hoje e que te proporcione bem estar? Me conte.

Forte abraço!

 

Artigos relacionados: O que você não deve fazer numa relação. Onde você está hoje, te levará para algum lugar amanhã?

Um comentário em “Você está num relacionamento tóxico?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s