Você vai ficar doente se não cuidar das suas relações.

Depressão e ansiedade é o mal que assola grande número populacional de vários países e uma rede de apoio se torna extremamente importante para auxiliar no tratamento e também a prevenir. Por que mencionei sobre depressão e ansiedade? Esse post não é sobre isso mas para que se tenha uma melhor compreensão da importância das pessoas nos tempos atuais mais do que nunca pois vivemos numa era acelerada, no tudo pra ontem e mal existe tempo suficiente para processar as vivências. A ansiedade é uma causa que está intimamente ligada com essa aceleração e a depressão vem logo em seguida, e nisso se faz importante a criação de laços afetivos. George Valliant é um psiquiatra que ficou a frente de uma pesquisa afim de estudar sobre a saúde humana. Ele concluiu que os amigos são o principal indicador do bem estar na vida, e que ter laços forte de amizade aumenta nossa expectativa de vida.

Quando você vai no shopping já se tornou comum ver uma rede amigos sentados a mesa conversando e pouco minutos depois começam a mexer no celular por mais tempo do que conversavam, enquanto outros tem mais amizades virtuais do que presencial. Qual risco isso pode ocasionar na vida de cada um?young-smartphone-users(1).jpg

O problema de se focar em mídia social acaba em reduzir a sensibilidade da interação social no dia -a-dia onde vemos pessoas juntas mas distantes ao mesmo tempo e vidradas em likes. O mundo virtual tem criado pessoas preocupadas com a selfie perfeita, com os comentários exaltando a beleza entre outras luxurias sociais também, mas em contrapartida, a habilidade da interação social vai se tornando cada vez mais escassa e oca. Muitos sabem apenas em como interagir na mídia social por ser mais fácil já que não há contato visual e pode conversar com mais de 2 pessoas ao mesmo mas que no fundo, não se torna uma conversa sustentável por estar desdobrando atenção drasticamente a cada chamada da janela.

Agora quando uma pessoa está angustiada com algo ou aflita, a quem ela recorre se os amigos são aqueles que estão apenas nos likes do instagram e facebook? Os contatos sociais frequentes alimentam nossa auto estima e segurança, nos acolhem e quando uma pessoa não tem isso, essa rede de apoio, provavelmente acontece aquilo que você vê na timeline no face: “fulano está se sentindo triste/ decepcionada”. Para alguém expor uma condição melancólica na rede social, provavelmente ela não tem ninguém próximo a ela que possa ouvi-la e desabafar no meio social para chamar atenção de alguma forte é o mais conveniente a ser feito, só que ela corre o risco de atrair pessoas pouco interessadas em seu bem estar e estão ali apenas por curiosidade maliciosa e que além de não ajudar em algo, ainda ficará divagando sobre a condição vista.

Você tem algum amigo nessa condição? Se sim, aproxime-se dele, colabore com acolhimento, seja presente, converse mais, ria mais, abrace mais e visite mais. Os amigos de longe dificilmente irão até você mas aqueles que estão no seu dia a dia podem retribuir a sua presença também.

 

Gratidão pela sua visita de sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s