Você precisa reconhecer para ser reconhecido.

Você deve estar se perguntando nesse momento: ” Como assim preciso reconhecer para ser reconhecido?”. Se eu estou enganado, fico feliz pois acredito que seu pensamento será compatível com o meu. Não muito diferente do assunto sobre auto conhecimento, no artigo Onde você está hoje, te levará para algum lugar amanhã? não foge muito desse contexto, afinal sempre precisaremos de um norte para determinar nossos objetivos e ações. No ato de reconhecer segue a mesma jornada, pois acredito que quando você passa a reconhecer oportunidades, qualidades das pessoas, acaba dizendo muito de si mesmo, sobre seu próprio desenvolvimento e consciência sobre a pessoa que você era tempos atrás para quem é hoje.

Veja bem, eu sempre serei defensor do estudo constante, dos livros, das pessoas experientes com resultados simplesmente por não haver outro caminho para evolução. Estamos num calor danado, muitos tem ar condicionado em sua residência graças ao engenheiro Willis Carrier. Se esse abençoado não tivesse se preparado, reconhecido uma necessidade e criado algo que fosse mudar a vida das pessoas, talvez ele não teria reconhecimento mas isso garantiu a ele medalhas como da ASME e demais honrarias sobre seu trabalho na engenharia.  Quando nos preparamos, nos desenvolvemos ampliamos nossos filtros de informação, nosso mapa mental e mais coisas temos a oferecer para as pessoas. Se você chegou ao cargo de gestor na empresa que trabalha, certamente foi através de constantes reconhecimentos sobre seu desempenho, ou se você é um chefe de família em que as pessoas apreciam estar com você, certamente é porque você se preparou também, mesmo sem saber mas conquistou o respeito e admiração das pessoas a sua volta.

No ano de 2016 quando eu trabalhava como visitador de navio em uma empresa de exportação, eu fiz toda parte de entrada do navio com as documentações necessárias para início da operação e como eu estava no período de manhã, eu quem lavaria os documentos para serem assinados pelo comandante. Durante 3 dias de operação e visitas de 20 minutos aproximadamente, eu pude conquistar o respeito do comandante e ao final da operação, ele afirmou na minha frente e de um amigo que era seu agente consignatário que iria fazer uma carta elogiando meu atendimento e mandaria para seu agente reencaminhar para gerência da empresa e 48 horas depois eu recebi essa carta. O mais interessante é ao que final da operação houve algumas divergências nas informações mas isso não corrompeu a opinião formada pelo comandante. Muitos vieram me parabenizar dizendo que em quase 30 anos de vida da empresa nunca viram algo desse tipo, mas como eu pude conseguir isso? O primeiro livro lido que me impactou foi A Arte da Guerra, através dessa leitura extraí ensinamentos valiosos como: “Quando fraco pareça forte e quando forte pareça fraco, Trate seus soldados como seus filhos”. Dentre outras leituras que foram mudando meu pensamento e a forma como organizava as informações, eu desenvolvi habilidades que me foram muito úteis e continuam sendo até hoje o qual tem me rendido reconhecimentos ao longo da minha trajetória e essas habilidades são:

  • Escuta ativa (ouvir sem julgar e conduzir perguntas a reflexão);
  • Empatia;
  • Acolhimento;
  • Interesse pela pessoa;
  • Ser o último a falar.

Características que me fizeram crescer e me relacionar com pessoas que hoje fazem parte de meus projetos. Ganhei cartas de outros comandantes? Não. Mas o reconhecimento foi de outras formas, como gratidão por uma conversa, por uma ajuda através da empatia, livros, contatos no facebook que são constantes até hoje. Cada pessoa oferece aquilo que tem de melhor, alguns expressam por meio material, outros por meio afetivo. Não acredito que haja uma riqueza que supere a afetiva pois é com essa que conquistamos as pessoas, promovemos momentos de experiências e reflexões ricas em emoções que ficam marcadas na pequena passagem da vida de alguém. Mas antes disso tudo, precisamos reconhecer primeiro a pessoa, reconhecer quais os valores que conduzem as suas ações, suas crenças centrais, suas experiências e idéias. Se você quer ter sucesso na vida, um dos caminhos é colocar o outro a sua frente antes de mais nada para poder construir equidade e harmonia e poder caminhar em conjunto, mas para isso, abster da razão e ir pela paz, crescimento que eu associo a uma forma espiritual é um caminho difícil pois a sua entrega é dobrada mas o nível de impacto que você causa será mais marcante.

 

 

Artigos relacionados: A Arte da Guerra – O que podemos aprender? Quanto você investe em si para investir no outro? Aprenda a ser o último a falar. Visão sobre o filme Intocáveis

 

 

Um comentário em “Você precisa reconhecer para ser reconhecido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s